segunda-feira, outubro 15, 2012

Homenagem aos Professores

Elvira Souza Lima



Fragmento de exercício de cópia de um aprendiz
de escriba no Antigo Egito, Museu do Louvre


A escola foi criada há cerca de cinco milênios porque existiam mestres. Porque havia adultos dispostos a ensinar e a aprender ensinando. E por causa destes adultos é que a escola sobreviveu até os dias de hoje em seu formato básico: a cada geração as crianças e jovens, todos os dias, vão para um espaço separado da vida cotidiana e por um tempo determinado para se apropriarem da herança cultural da espécie, em forma de ciência, arte e linguagens simbólicas, em especial, a escrita. Para guiá-los e ensiná-los a comunidade os confia aos professores, os seres mais preparados para esta realização: formar as novas gerações.
A dimensão da importância destes adultos e de como são especiais, nem sempre é compreendida, nem por eles próprios. Algo que não é compreendido acaba não sendo valorizado. Muitos desanimam, outro tanto fica doente de cansaço e frustração, não é nada fácil conviver com o aluno que não aprende ou com todos que não aprenderam e que insistem em permanecer presentes na memória do professor. Os sucessos dos professores são invisíveis muitas vezes. O professor não sabe o impacto que teve neste ou naquele aluno, nem de como uma palavra dele ou mesmo um olhar pode instalar na criança a confiança e a autoestima. Não se pode avaliar totalmente durante o ano os resultados que aparecerão paulatinamente lá na frente da vida da pessoa. Não creio que tenhamos na espécie uma profissão tão importante. Portanto, no seu dia, professores e professoras, se alegrem porque vocês estão presentes na vida de todos nós, fazem parte das nossas memórias.
Na minha estão muitos mestres, mas meu pensamento especial vai para a Dona Aida, minha professora de primeiro ano, que foi quem abriu caminho na minha mente e coração para todos os professores que vieram depois e aos quais ela me ensinou a apreciar. Um ótimo dia dos professores a todos!

Nenhum comentário: