segunda-feira, agosto 10, 2009

Os Pilares da Formação Humana I -entrevista com Elvira Souza Lima

Interativo em Revista- fevereiro/março/abril 2008

O processo educativo é complexo e fortemente marcado pelas variáveis sociais e pedagógicas. Segundo Morin (2001), o objetivo da educação não é o de somente transmitir conhecimento, mas criar um espírito para toda a vida, e ensinar é viver em transformações consigo próprio e com os outros. Para esclarecer melhor esse processo iniciamos, nesta edição, uma série de matérias sobre os cinco pilares que norteiam o processo de formação do ser humano: percepção, memória, atenção, pensamento e imaginação. Quem nos explica, é Elvira Souza Lima, antropóloga, psicóloga e professora na Hofstra University, em Nova Yorque, EUA, e na Universidade de Salamanca, na Espanha. Iniciamos está série pela percepção.


Interativo: O que é percepção? Como acontece a percepção?

Elvira: A percepção é efetuada pelo cérebro a partir de elementos que a ele são transmitidos pelos órgãos dos sentidos externos. Ou seja, é o cérebro que processa as informações gráficas da escrita e o conteúdo de um trecho lido, faz isso a partir das informações que chegam transmitidas pelo órgão do sentido da visão. Cada um dos órgãos dos sentidos tem suas especificidades,porém internarmente um sentido "colabora" com o outro para efetivação da percepção. Assim uma pessoa cega desenvolve o sentido do tato e da audição com uma complexidade e sensibilidade maiores do que uma pessoa que enxerga. Há como que uma compensação interna.



Interativo: Como o cérebro não pode registrar e responder tudo o que se apresenta, a percepção é, de certa forma, seletiva. Quais são os fatores que influenciam nesta seleção? Dê um exemplo de percepção seletiva.

Elvira: A percepção se realiza na espécie principalmente pela mobilização de um dos 5 sentidos. Entre os sentidos há seleção, uma vez que não podemos responder a tudo. Às vezes os sentidos se combinam para uma percepção com mais informações, por exemplo, como prestar atenção ao movimento (visão) e som, Como ao assistirmos um espetáculo de dança. Porém, há flutuações entre prestar mais atenção ao movimento do que à música. No exercício de um mesmo sentido também há seleção: não escutamos todos os sons e ruídos que acontecem simultaneamente, geralmente focamos a atenção em um, às vezes um som pode interferir na percepção de outro. Por vezes nem nos damos conta de que algo mais está soando, se ficarmos absortos em uma peça musical. Os fatores que influenciam ou determinam a percepção são de várias ordens. A experiência pessoal, o contexto cultural, as disposições da pessoa, seus interesses, as pressões sociais, o estado físico, as emoções enfim, o que se percebe e o que se deixa de lado são definidos por um conjunto de elementos. O livre arbítrio também conta: a pessoa toma decisões e pode, dependendo de seu nível de atenção, dirigir a sua própria percepção.


Interativo: O contexto social em que se vive influencia no desenvolvimento da percepção?

Elvira: Com certeza. O desenvolvimento dos órgãos do sentido acontece em função do meio e a cultura influencia muito na formação de padrões perceptivos. O mesmo acontece com as artes: as atividades artísticas dependem de uma educação dos sentidos,ou seja, a arte direciona, qualifica e promove a sofisticação no uso de um sentido. Por exemplo, a música desenvolve a percepção auditiva como o desenho e a pintura desenvolvem a percepção visual. Para o teatro a visão e a audição são de fundamental importância, assim como o é o movimento. Pessoas que vivem na floresta ou em contato com a natureza desenvolvem a percepção visual a níveis de grande complexidade quanto à luz e sombra, enquanto que pessoas que cresceram em ambientes com luz artificial desenvolvem padrões distintos uma vez que geralmente não lidam com a ausência total de luz (a iluminação noturna é uma constante e uma possibilidade sempre a mão, com a luz elétrica) . Como o contexto é central no desenvolvimento da percepção, a responsabilidade das pessoas que educam as crianças e jovens é grande. Seja na escola, na família ou em outra grupo social, a criança depende de incentivos constantes para desenvolver a percepção. As formas de arte como a música, o teatro a dança, o desenho, a pintura são fundamentais na formação da criança. A educação dos sentidos promove a atenção, que garante a percepção e, assim, a ampliação dos acervos de memória; Esses acervos estão presentes em toda vida da pessoa. As aprendizagens escolares dependem da percepção. A partir da percepção se constroem estados de atenção, esses absolutamente necessários para as aprendizagens escolares. A mobilização da percepção na escola depende primordialmente da didática e do currículo.

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