sexta-feira, agosto 07, 2009

Os Pilares da Formação Humana III - entrevista com Elvira Souza Lima

INTERATIVO em Revista - FEMA , Agosto/Setembro/ Outubro 2008

Interativo : Para encerrar essa série de matérias sobre os Pilares da Formação Humana, a antropóloga, psicóloga e professora na Hosfstra University, em Nova Iorque e na Universidade de Salamanca, Elvira Souza Lima aborda a Atenção e o Pensamento.

Atenção

Interativo: Como acontece a atenção?

Elvira: A atenção acontece pela capacidade que o ser humano tem de regular a percepção, eliminando alguns estímulos para chegar a se concentrar em outros. Ou seja, a atenção é conseqüência de um processo de escolha, voluntária ou involuntária, entre diferentes possibilidades da percepção realizada por um ou mais órgãos dos sentidos. Segundo as pesquisas da neurociência, a atenção acontece pela formação de redes neuronais responsáveis pelos estados de alerta, de foco e concentração e, finalmente, de atenção chamada de atenção executiva. Esta última é condição para as aprendizagens escolares.
Atenção é um processo que se constitui pela integração de fatores biológicos e culturais.

Interativo: Qual o seu papel e função na aprendizagem?

Elvira: Sem atenção não há formação de memórias e sem formação de memórias não há aprendizagem dos conhecimentos escolares. É um modo um pouco simplista de colocar a questão, mas é aproximadamente desta forma que as coisas acontecem. O estado de alerta é condição inicial para a concentração em um tema de estudo; desta forma, o planejamento do professor e a adequação da tarefa ao período de desenvolvimento do aluno são
fatores que provocam (ou não) o estado de alerta. Além deste primeiro momento, a atividade proposta deve levar, pela motivação, ao engajamento do aluno com o conhecimento. O professor depende da manutenção da atenção para que a aprendizagem aconteça. É importante destacar que a atenção se educa, se forma como comportamento. A atenção necessária para a aprendizagem dos conhecimentos escolares precisa fazer parte, portanto, dos objetivos curriculares.

Interativo: Existem maneiras de estimular a atenção?

Elvira: Comportamentos de atenção se formam desde a educação infantil, uma vez que isto esteja estabelecido no currículo. Prestar atenção, focar, manter-se atento, utilizar estratégias que facilitam a atenção são comportamentos que podem (e devem) ser ensinados e praticados com as crianças desde cedo.
Na verdade, a cultura é muito importante na infância para a atenção, uma vez que as práticas culturais da infância exigem, exercitam e qualificam os estados de atenção. As brincadeiras infantis, a música, o desenho, a dramatização são situações próprias do desenvolvimento infantil que têm como característica central a mobilização e permanência de estados de alerta e de foco da atenção.
As artes, mais antigas que as práticas pedagógicas escolares, têm em sua própria essência a condição de formar estados de atenção, pois sem eles não se toca instrumento, não se dança, não se desenha, não se compõe música. E assim por diante.
Desta forma, a atenção necessária para que os alunos aprendam resulta de uma proposta curricular que tem como objetivo trabalhar não somente com conhecimentos formais, mas também com as formas de atividade
humana que permitem ao ser humano aprender tais conhecimentos.

Pensamento

Interativo: Como o pensamento é constituído? Qual a função do pensamento no processo de aprendizagem?

Elvira: O pensamento é constituído pelo desenvolvimento de processos internos do próprio cérebro. Os processos internos são resultados, também, das experiências de cada um com o mundo físico, químico e cultural que constituem os contextos em que vivem as pessoas.
O processo de escolarização traz conseqüências importantes ao pensamento, por trabalhar com categorias, por organizar informações, por criar e organizar memórias em sistemas. Este é um processo dialético, pois à medida que se organizam os conhecimentos em sistemas, que se formam conceitos, a pessoa vai tendo maior amplitude para tratar com várias informações ao mesmo tempo e, também, de aprofundar a reflexão em um tema. Assim chega-se, eventualmente, ao processo de criação.
Pensar também é uma coisa que se aprende, que depende de exercício constante e depende, também, de cada um de nós ser ensinado a utilizar as estratégias de que a espécie humana dispõe para trabalhar com símbolos e desenvolver a imaginação.
A escola é um lugar por excelência para se desenvolver a capacidade humana de pensar e de criar.

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