segunda-feira, agosto 13, 2007

A Imaginação e a Escola

"As realizações humanas são possibilitadas por nossa capacidade de criação mental. A imaginação está na origem do processo criativo, que permite desde a invenção de objetos rudimentares até a produção de obras de arte de grande valor estético e o progresso científico.

O desenvolvimento da imaginação se realiza por acesso a novas informações, a imagens e a símbolos que elaboramos mentalmente. Isso é resultado de vivências e práticas culturais e da observação e registro da natureza e de fenômenos científicos. Ela depende da experiência e, portanto, se desenvolve com a idade.

A imaginação mobiliza os conhecimentos anteriores por meio do processo de evocação da memória de longa duração. Sua "matéria bruta" é o acervo de idéias, imagens, experiências, vivências emocionais e práticas culturais ali guardadas.

Dentre as funções psicológicas envolvidas no ato de aprender — memória, atenção, percepção, pensamento e imaginação —, esta última é a menos lembrada no processo educacional. Porém, cabe à escola desenvolvê-la por meio de experiências proporcionadas ao aluno. A instituição precisa trazer e desvendar o novo, promovendo aprendizagens que não ocorrem em outros contextos em que o estudante vive."

Elvira Souza Lima

leia mais

Revista Nova Escola Edição Nº 166
Outubro de 2003

http://novaescola.abril.com.br/ed/166_out03/html/com_palavra.htm

Nenhum comentário: