segunda-feira, outubro 24, 2011

NEUROCIÊNCIA NA SALA DE AULA: EDUCAÇÃO INFANTIL PARA O SÉCULO XXI

Elvira Souza Lima



Iniciamos em Guarani, Minas Gerais, a introdução de um currículo que tem como eixo o desenvolvimento da função simbólica e da imaginação na criança pequena. Com isto temos a possibilidade de desenvolver redes internas que darão suporte às aprendizagens escolares posteriores sem comprometer a vivência da infância em seus aspectos mais importantes.


Desenhar diariamente, cantar diariamente com o coletivo todo reunido, crianças e adultos, música presente na sala de aula e nos espaços comuns, inclusive no momento da chegada, vivência de fatos científicos, da geometria, da poesia.


Os desenhos das crianças de 5 anos (em folha A3) revelam o domínio e experimentação de texturas, espaço, formas e narrativa. Exercícios diários da imaginação preparam as crianças para a vida, não apenas para o percurso escolar que elas farão. O uso da imaginação já é, e será cada vez mais, um requisito da vida nas próximas décadas.


Para quem tem vindo visitar a escolinha de educação infantil, a reação comum é de admiração pelo clima de alegria e tranquilidade. Devemos isto à competência e entusiasmo das professoras, competência da gestão pedagógica e, também, dos adultos que realizam as tarefas de apoio.

2 comentários:

Paula Cristina disse...

Encontro esse material disposto na internet ? Os planos de aula ?

Bruna disse...

Tem previsão de quando mi
nistrará algum curso em SP?