ELVIRA SOUZA LIMA
ENCONTRO DE ESTUDO - temos uma palestra, debate e envio de textos e/ou ´vídeos para estudo. Grupo de discussão opcional pelos 2 meses subsequentes ao encontro.
Muitas crianças podem ficar em situação de não aprendizagem da escrita. Tal pode acontecer por diversos fatores que nada tem a ver com problemas da criança em aprender ou ao professor. Sendo a escrita uma aprendizagem cultural e sendo um sistema simbólico, precisamos analisar estas dimensões na análise e compreensão do ato de aprender a escrever.
O Encontro de estudo tem como base meu livro QUANDO A CRIANÇA NÃO APRENDE A LER E A ESCREVER.
"Quando uma criança não está aprendendo a ler ou a escrever, ou ambos, é preciso levar em consideração a escrita como um sistema que é manifestação da capacidade humana de simbolizar: o educando, seu período de desenvolvimento e sua experiência cultural; o professor, a qualidade da mediação realizada por ele, sua formação profissional e seu conhecimento pedagógico; a escola, a organização do tempo e do espaço, a gestão e o contexto de desenvolvimento por ela oferecido; o conhecimento, o momento histórico em que ocorre o ensino-aprendizagem; a cultura e a prática pedagógica, principalmente a dinâmica dos processos que acontecem na sala de aula.
Portanto, o olhar sobre a criança que não aprende deve integrar o professor (incluindo as práticas pedagógicas), as dinâmicas intraescolares, a organização do tempo e do espaço na escola e o contexto macro em que se insere a instituição escolar. A aprendizagem não se dá no vazio. É uma realização individual, por meio de uma construção que é histórica e social e que supõe, portanto, a interação com o outro e com a produção simbólica da humanidade. "
ELVIRA SOUZA LIMA
Nenhum comentário:
Postar um comentário