sexta-feira, dezembro 02, 2011

A criança e a cultura

Entrevista de Elvira Souza Lima para a jornalista Michela de Paulo.

- Em entrevista concedida à REVISTA EDUCAÇÃO - EDIÇÃO 147, a sra. afima que atualmente, com relação a educação infantil, a “criança está empobrecida”. A sra acha que a criança também está empobrecida com relação a educação cultural infantil?

Elvira Souza Lima -A criança se empobrece quando ela não encontra condições ou possibilidades de realizar a apropriação da herança cultural que passa de uma geração a outra. Em um mundo em que a aceleração no tempo acaba por inibir ou diminuir práticas humanas fundamentais, a criança pode, muitas vezes, não ter nem o tempo necessário para realizar as práticas da infância necessárias para o seu desenvolvimento.

- O que a sra. quer dizer quando afirma em suas entrevistas que a “criança é um ser de cultura”?

ESL - As pesquisas sobre o desenvolvimento infantil mais recentes, assim como o conhecimento acumulado pela antropologia, revelam que o bebê ao nascer já inicia seu caminho para estabelecer contato com os outros seres humanos e com eles aprender as formas de relacionamento, de expressão das emoções, posturas e gestos, enfim cada bebê em sua cultura vai assumir os comportamentos culturais de seu grupo.

A criança é assim, desde seus primeiros meses de vida, uma pessoa que se constitui como ser de cultura, da cultura em que nasceu. Ao longo da infância , a criança prossegue nesta formação cultural, que é responsável pela identidade e pelo sentimento de pertencimento a um grupo.

- A cultura é sempre ensinada às crianças pelos adultos ou ela pode se desenvolver naturalmente?

ESL - A cultura está no contexto, então, muita coisa a criança aprende através de sua vivÊncia sem depender de um ensino intencional. Por outro lado, os adultos que a rodeiam podem e devem ensinar intencionalmente para a criança. Porém tão importante quanto ensinar, é propiciar vivências culturais. Isto significa levar a criança a espaços públicos onde ocorram eventos, como festas juninas, festivais, contação de histórias, contar experiências próprias de sua infância para a criança, trazer os costumes da família. Cabe ao adulto reduzir o tempo de exposição à televisão e equilibrar com experiências reais do cotidiano.

- A criança pode aprender cultura antes mesmo de começar a escrever? Como?

ESL - A cultura humana tem várias dimensões, a grande parte dela não depende da criança saber escrever. Brincadeiras infantis, as comemorações folclóricas, a música, a interação simbólica, a expressão das emoções são algumas destas dimensões. A cultura letrada, aquela que envolve a escrita depende da aprendizagem da leitura e da escrita. Porém, antes disso podemos desenvolver esta dimensão cultural expondo a criança à leitura de histórias, contação de história dramatizada, teatro.

- E as crianças que não podem ler ou escrever, por limitações físicas e/ou mentais, também podem ter acesso à educação cultural? Como?

ESL - Claro! A formação cultural passa pelos 5 sentidos e pelo movimento. O fato de uma criança ter impedimentos de alguma ordem não impede absolutamente que ela participe da vida de cultura. A cultura, na verdade, forma o cérebro humano, ou seja, o desenvolvimento do cérebro é função da biologia e da cultura. Esta é uma das grandes contribuições da neurociência: ter evidenciado que a vivência cultural transforma o próprio cérebro. Neste sentido podemos dizer que as crianças que têm impedimentos em seu desenvolvimento beneficiam enormemente da cultura.

- Qual o papel da imaginação na educação cultural?

ESL - Imaginação é fundamental, é o elemento chave para a formação da pessoa, A educação cultural existe porque o ser humano é capaz de imaginar, é capaz de se deslocar do que sua percepção traz para ele e inventar outras situações, outras imagens, além da própria percepção. A educação cultural promove a formação de imagens internas, de cenários, narrativas que a pessoa cria em sua mente. É uma das capacidades mais extraordinária da espécie humana, que encontra na infância seu período fértil para o desenvolvimento, fornecendo bases para criações e aprendizagens na vida adulta.

- O que os pais devem fazer para que seus filhos tenham um amplo conhecimento cultural? É necessário sempre realizar diversas atividades, como levá-los ao teatro, museus, oficinas?

ESL - Sim, mas também levar às celebrações da cultura popular, trazer a experiência musical para o cotidiano, estimular o canto e/ou a aprendizagem de um instrumento, trazer para a criança vários gêneros musicais.

- Qual a diferença do papel dos pais e dos professores, na educação cultural das crianças?

ESL - A escola tem a função de oferecer aos alunos as aprendizagens que não podem se realizar na vida cotidiana. A escola deve ter, então, um currículo em que a cultura seja trazida para a criança em suas manifestações que não acontecem na vida cotidiana da criança. Como o nosso país é vasto, tem uma cultura riquíssima e variada, desconhecida de uma região a outra, um dos papeis principais da escola é familiarizar a criança com as manifestações culturais da cada canto do país, com os artistas, com as formas de teatro, enfim, com a diversidade que constitui nosso país. Tem também o papel de trazer elementos da cultura universal, como literatura, por exemplo.

- A coleção de DVDs, lançada pela sra. é destinada somente aos professores? Como é possível adquiri-los?

ESL - Ler se aprende com cultura é uma série de 5 dvds, acompanhados cada um de uma publicação que tem vários componentes. O filme é destinado para qualquer idade. O filme comentado, é dirigido a pais e professores. Tem vários extras que são destinados, também, a adultos que se ocupam da criança. É um produto para família também, não somente para professores.

Dois dos DVDs apresentam contação de história: Historias da Natureza e A árvore que mudou de lugar. Cada um deles vem acompanhado de um livro que a própria criança irá ilustrar. O objetivo é levá-la a criar o cenário e os personagens, exercitando, assim, sua imaginação. São conteúdos que tratam também de valores humanos, como tolerância e solidariedade. Esta coleção foi selecionada para o Guia de Tecnologias Educacionais do MEC. Os DVDs podem ser adquridos na Inter Alia Educação e Cultura. Veja os DVDs no Canal da Editora Inter Alia no YouTube.

informações e pedidos: livros@editorainteralia.com

tel: 11 5083 6043 (São Paulo)


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