A imaginação é um componente fundamental das aprendizagens escolares. O aluno quase sempre depende de formular um cenário imagético do que o professor está ensinando, principalmente em relação aos fenômenos científicos, uma vez que poucas vezes o aluno “presencia”, percebe diretamente o que o professor está explicando ou o que aparece nos materiais didáticos.
Pesquisas na área da neurociência têm demonstrado que as crianças são expostas a muitas imagens na vida de hoje e têm, assim, poucas oportunidades de desenvolver sua imaginação. Desta forma, é importante incluir nas realizações da infância a atividade de criar imagens.
Abaixo podemos ver a experiência de criar um cenário, o contexto e a ação de uma história apresentada em forma escrita. Estas histórias podem ser acompanhadas pelo DVD da série Ler se Aprende com Cultura em que elas são contadas por atrizes, mas em que não aparecem informações visuais. Com isto pretende-se, também, desenvolver áreas do cérebro envolvidas na apropriação da leitura e da escrita.
clique nas imagens para aumentar
Nenhum comentário:
Postar um comentário