A TV Cultura transmitiu o workshop Crianças do Brasil, na manhã da quinta-feira, (26/05) que visa discutir o que as crianças devem ter acesso de conteúdos na mídia televisiva. O coordenador do Programa de Cidadania dos Adolescentes da Unicef do Brasil, Mario Volpi falou ao público que as crianças têm a capacidade de olhar para algo desconhecido e criar hipóteses. “Temos que resgatar o papel do educador do adulto”, comentou. A pesquisadora da área de Educação, Mídia e Cultura, Elvira Souza Lima afirmou que a tecnologia trouxe uma democratização de acesso à informação. “Isso traz um novo conceito foi um momento muito importante, que são mudanças grandes dentro da mesma geração”. Ela também falou que a imaginação está ligada à memória e que os adultos têm que ampliar o acervo das crianças, para poder ampliar as formas de relação e pensar. “O contexto vai formar a pessoa e atualmente não é apenas a casa ou o bairro, mas também a tecnologia”, disse a pesquisadora.
Ela também argumentou que a criança desenvolve a fala desde os primeiros dias de vida no útero. E o caminho do desenvolvimento dela vai ser definido pelos conteúdos e experiências que ela tiver. “A televisão nesse sentido é muito importante, pois ela transpassa a nossa vida”, reiterou. “Nós temos uma direção nos caminhos da infância que é determinada pelos primeiros anos de vida, quando ela já toma decisões”, completou Lima, dizendo que não é só o conteúdo a ser colocado nos programas de televisão, mas de que forma.
O workshop, que teve como mestres de cerimônias o Júlio, personagem do Cocoricó e a Bel, da Vila Sésamo, discutiu diretrizes pedagógicas para a série americana. O evento tem como principal objetivo identificar as problemáticas e características da Educação Infantil no Brasil e, a partir delas, estabelecer os conteúdos mais relevantes para a condução de um projeto de mídia educativa para crianças em idade pré-escolar (03 a 05 anos).
Ela também argumentou que a criança desenvolve a fala desde os primeiros dias de vida no útero. E o caminho do desenvolvimento dela vai ser definido pelos conteúdos e experiências que ela tiver. “A televisão nesse sentido é muito importante, pois ela transpassa a nossa vida”, reiterou. “Nós temos uma direção nos caminhos da infância que é determinada pelos primeiros anos de vida, quando ela já toma decisões”, completou Lima, dizendo que não é só o conteúdo a ser colocado nos programas de televisão, mas de que forma.
O workshop, que teve como mestres de cerimônias o Júlio, personagem do Cocoricó e a Bel, da Vila Sésamo, discutiu diretrizes pedagógicas para a série americana. O evento tem como principal objetivo identificar as problemáticas e características da Educação Infantil no Brasil e, a partir delas, estabelecer os conteúdos mais relevantes para a condução de um projeto de mídia educativa para crianças em idade pré-escolar (03 a 05 anos).
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