quinta-feira, abril 20, 2017

Cérebro Musical por Elvira Souza Lima



Cérebro Musical por Elvira Souza Lima

Revista Presença Pedagógica, n.95
edição setembro/outubro 2010 



domingo, abril 02, 2017

Elvira Souza Lima - Textos de Estudos 1: SEM MEDO DE ERRAR




Nova Coleção

Elvira Souza Lima - Textos de Estudos
 Nova série de textos de tamanho certo para reuniões pedagógicas
e formação continuada. O primeiro texto de estudo:
SEM MEDO DE ERRAR.

Editora Inter Alia



Elvira Souza Lima - Como o Cérebro Aprende a Ler


Elvira Souza Lima

Como o Cérebro Aprende a Ler

Revista Presença Pedagógica
vol 18, n. 105, jan/fev 2012




quarta-feira, março 29, 2017

ELVIRA SOUZA LIMA - Linguagem na infância: da oralidade à alfabetização. Questões atuais.



Linguagem na infância:
da oralidade à alfabetização.
Questões atuais

 
ELVIRA SOUZA LIMA

 O tema de nosso encontro será Linguagem na infância: da oralidade à alfabetização. Vou abordar desde o desenvolvimento da oralidade do bebê aos anos iniciais do Ensino Fundamental e  a apropriação da leitura e da escrita. Trarei, para tanto,  pesquisas recentes e as discussões internacionais atuais sobre este tema na Europa e Estados Unidos. Palavras ou sentenças? Sintaxe no cérebro: como funciona? Qual a função da sintaxe no processo de aprender a ler e a escrever? Como entender a pedagogia e o currículo da educação infantil considerando os conhecimentos recentes da neurociência? Escrita ou artes? Montessori novamente? Estas são alguns pontos que tratarei. Temos um encontro para valorizar a pedagogia partindo dos avanços nas pesquisas sobre desenvolvimento humano contemporâneas, porém retomando alguns autores fundamentais do século XX.

Dia:  8 de abril
Local: Casa Diálogos - Rua Orlando Valderano 47, 
Vila Santo Estevão - Tatuapé - São Paulo SP
Horário: 9h às 12h

informações e inscrição:
http://bit.do/dialogoelvira




domingo, março 26, 2017

Atenção e Distração por Elvira Souza Lima




"Fazer com que os alunos prestem atenção em sala de aula é um desafio comum a muitos professores, nos vários níveis de ensino. Entender o funcionamento da atenção, assim como identificar as razões pelas quais acontece a distração, tem sido um dos campos de estudo da neurociência. Consideramos, hoje, importante compreender a dinâmica da atenção pela contribuição que tal conhecimento traz à docência. E, também, para não se incorrer em diagnósticos equivocados de déficit de atenção e hiperatividade."

Elvira Souza Lima



Revista Presença Pedagógica n.96
novembro / dezembro 2010