segunda-feira, outubro 31, 2011

ESCRITA PARA TODOS - POSSIBILIDADES DE APRENDIZAGEM

Elvira Souza Lima




clique na imagem para aumentar


Em nosso projeto ESCRITA PARA TODOS (Guarani e Juiz de Fora, MG), podemos ver claramente a capacidade que as crianças têm para se apropriar do sistema de escrita a partir de uma docência que inclua os princípios de desenvolvimento infantil. Não há soluções mágicas: a criança aprende a partir da docência adequada e da prática contínua.

As professoras têm conseguido resultados muito bons. Um dos fatores importantes é a ênfase na prática da escrita com a autoria do aluno. Escrever todos os dias, em qualquer área do conhecimento, sendo autor. Ou seja, o aluno busca em sua memória as palavras para escrever a sentença com a sintaxe básica. A estrutura linguística é fundamental para que a escrita aconteça. Ilustramos com alguns textos de crianças de 7 anos, ainda em pleno processo inicial de apropriação da escrita.



Betoven

Betoven é um cachorrinho.

Ele olha todos os dias na janela para ver os carros.

Ele é um cachorrinho bonito preto e branco ele gosta de jogar bola Betoven também gosta de tomar banho.

Ele gosta de ração e de brincar, passear e dormir.

Ao amanhecer ele toma leite.

Betoven e assim.

FIM

Autor: Lucas M. Gonçalves



O lobo Tigrão e o pintinho Dino

Era uma vez um dia de sol, de manhã

bem cedinho numa fazenda tinha um pintinho

comendo milho de repente apareceu um lobo

atrás da árvore.

Ele agarrou o pintinho e o pintinho

gritou piu - piu! Ele ficou com muito medo.

De repente a mãe galinha chegou e ficou

muito brava.

Deu uma surra nele.

A mãe galinha e o pintinho ficaram

muito felizes e o lobo todo machucado.

Autora: Rafaella



Um comentário:

Eduardo Paulo Berardi Junior disse...

Dra Elvira
Tive oportunidade em estar consigo na Parceiros da Educação aqui em São Paulo e de lá para cá procuro trabalhar com a equipe aquilo que nos apresentou.
O canto de entrada, diário, é parte de nossa Proposta há anos.
Temos um Projeto de Produção de textos (para o Diretor) e inserimos os 1ºs anos com ilustração e os 2ºs com Descrições de colegas, figuras, situações vividas.
Agora estão produzindo textos - Bilhetes, Carta do Leitor para o Boletim Informativo da escola - e observamos que não há incidência de hipossegmentação.
Em contrapartida, com alunos de 4º e 5º anos, está sendo difícil superar essa situação.
Formulamos - entre outras - a hipótese de que ao interpretar com desenhos um texto lido a criança teve que buscar desenvolver o tempo a ser descrito de forma fixa na composição da imagem. Instruímos a seguir que eles usassem quadrinhos para separar so tempos da ação.
Seria isso suficiente para amparar o amadurecimento da memória de escrita e com isso terem adquirido a consciência da marcação do tempo no intervalo das palavras?
Grato pela atenção
Forte abraço
Eduardo